top of page

Palestras

02.gif

Palestra 01 - O apocalipse dos insetos

Prof. Dr. Fabio Prezoto

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento e ecologia de hymenoptera sociais e ecologia comportamental e de interações.

sarah cetas.jpg

Palestra 02 - O tráfico de animais silvestres e implicações para a biodiversidade

Me. Sarah Stutz Reis

Mestre em Comportamento e Biologia Animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase no estudo da Ecologia Comportamental e Bioacústica de Cetáceos e Conservação. Atualmente é Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Palestra 03 - 

Prof. Dr. Artur Andriolo

01.gif

Artur Andriolo possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, sendo parte desenvolvido no National Marine Mammal Laboratory, Seattle (EUA) (2000), especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG (2005). Atualmente é Professor Associado do departamento de Zoologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Biologia da Conservação e Comportamento Animal é coordenador do Programa de Pós-graduação em Comportamento e Biologia Animal e orientador no Programa Pós-graduação de Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Trabalhou com transmissores de sinais de satélite e sistema de telemetria para o estudo do comportamento de focas antárticas. Participou de diversos trabalhos de estimação de populações de cetáceos, bem como, bioacústica, captura e marcação de mamíferos marinhos. Vem coordenando projetos de pesquisa de levantamento de cetáceos na costa do Brasil e Antártica. Hoje é membro da Sociedade Brasileira de Zoologia e vice-presidente da Sociedad Latino Americana de Mamíferos Acuáticos (SOLAMAC). Realizou pós-doutorado no National Marine Mammal Laboratory/NOAA, Seattle, EUA, estudando o movimento de baleias jubarte através de telemetria satelital como bolsista do CNPQ entre setembro de 2010 a agosto de 2011. Participa do Programa Antártico Brasileiro. Participou como membro da Delegação Brasileira na Reunião do Comitê Científico da Comissão Internacional da Baleia no Panamá, 2012 e na Slovênia em 2018.

04.gif

Mesa Redonda - Bioindicadores Ambientais: Conceitos e aplicações

Me. Pedro Henrique Monteiro do Amaral

Estudante de Doutorado no programa de Ciências Biológicas/UFJF. Possui Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-2014), com dissertação desenvolvida dentro da linha de pesquisa de Ecologia Aquática, Impacto antrópico e Insetos aquáticos como bioindicadores ambientais. Especialização em Análise Ambiental pela mesma instituição (UFJF-2012) e graduação em Ciências Biológicas (CESJF-2010). Membro do Laboratório de Invertebrados Bentônicos (LIB/UFJF) desenvolvendo trabalhos na área de Ecologia de Insetos em ambientes de água doce. Tem experiência na área de Ecologia e Zoologia, com ênfase em Ecologia Aquática, atuando nos seguintes temas: Insetos Aquáticos, Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (EPT), macroinvertebrados bentônicos, áreas preservadas e impactadas, córregos de baixa ordem e biomonitoramento em ambientes aquáticos Linhas de pesquisa: (1) Ecologia de invertebrados aquáticos (2) Diversidade e distribuição de insetos aquáticos (3) Biomonitoramento e conservação de ambientes lóticos.

05.gif

Mesa Redonda - Diversidade funcional e funcionamento de ecossistemas aquáticos

Prof. Dra. Simone Jaqueline Cardoso

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (2007) e mestre em Ecologia (2009) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), com período sanduíche na University of Virginia (EUA) (2012-2013). Professora substituta no curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF (2013-2015). Pós-Doutorado PNPD/CAPES em Ecologia, PGECOL-UFJF (2015-2018) em parceria com a Radboud University, Nijmegen (2016-2017). Atualmente é docente Adjunto no Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ecologia- PGECOL, UFJF. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente em programas de monitoramento de ecossistemas de água doce como rios, lagos e reservatórios para abastecimento e produção de energia elétrica. Suas linhas de pesquisa atuais estão relacionadas à biodiversidade planctônica, processos de mineralização da matéria orgânica em sedimentos e emissões de gases de efeito estufa em ecossistemas aquáticos. Suas principais perguntas científicas se concentram em compreender as ligações entre a estrutura e dinâmica das comunidades e o funcionamento dos ecossistemas aquáticos

03.gif

Mesa Redonda - Modelos numéricos como ferramenta para avaliação de alterações ecossistêmicas

Dra. Larisse Faroni Perez

Graduada em Ciências Biológicas (BachareladoS: Biologia Animal e Ecologia) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, profissional em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciencias Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutora em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez doutorado sanduíche (Ciências sem Fronteiras) na França (2016-2017), onde desenvolveu pesquisas no Muséum national d'Histoire naturelle (Paris), na Estação Marinha em Concarneau e no Ifremer e UBO, ambos em Brest. Ganhou dois prêmios como primeiro lugar na categoria estudante em congressos Internacionais. Colabora com pesquisadores do Brasil e do extrerior (Alemanha, Austrália, Chile, Espanha, França e Noruega). É participante da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos. Atualmente é pós-doutoranda pelo programa de pós graduação em Ecologia (UFJF), e vem atuando como professora substituta no departamento de Zoologia. Ministrou disciplinas obrigatórias para a graduação e pós-graduação, e criou disciplinas eletivas abrangendo os temas de revisão bibliográfica, escrita científica, reprodutibilidade e ética profissional. Participou de diversos eventos científicos no Brasil e exterior, e cursos envolvendo mudanças climáticas e modelagem estatística. Tem interesse em divulgação científica e na interface entre ciência e política. Foi revisora voluntária do Relatório Especial do IPCC sobre Oceanos e Criosfera - Revisão de Governo (MCTIC). Atualmente esta atuando nos seguintes temas: biodiversidade, biogeografia funcional, serviços ecossistêmicos, ecoinformática, modelagem e mudanças globais.

bottom of page